segunda-feira, 22 de março de 2010

Globetrotter / Rio - Museu de Arte Contemporânea

Se algum dia você estiver no Rio de Janeiro, aproveite e vá conhecer o MAC - Museu de Arte Contemporânea, que fica em Niterói.
Inaugurado em 02 de Setembro de 1996, o projeto é do internacional arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, sob encomenda do então Prefeito da cidade, Jorge Roberto. Instalado no Mirante da Boa Viagem, o museu é belíssimo e absolutamente surpreendente. A sua forma-estrutura em concreto armado com apoio central, se aflora do espelho d’água como um eco do mar, em um firme caule que se abre em flor, chama ou cálice.
A relação inventiva de Oscar Niemeyer converte-se num espetáculo arquitetural único e inigualável. O MAC de Niterói é o produto dessa "evolução niemeyeresca": parece a síntese de todas as conquistas que, desde as antigas catedrais, levaram avante a audaciosa vontade de dominar o espaço construído e a paisagem da Terra.
Considerado uma de suas grandes obras, o projeto do MAC integra com maestria a arquitetura com o panorama da Baía de Guanabara, a praia de Icaraí e o relevo do Rio de Janeiro.
Viva Oscar Niemeyer.








Mario Morey

Nenhum comentário:

Postar um comentário